quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Dicas para evitar a compulsão alimentar

Esta tabela explica bem a diferença entre a fome fisiológica e a fome psicológica. Achei fantástico:


Como sabem, eu sofro de compulsão alimentar. Sou capaz de passar um dia inteiro a comer saudavelmente e, de repente, apodera-se de mim uma vontade incontrolável de comer tudo aquilo que me apareça à frente. Normalmente, estes acontecimentos ocorrem, principalmente, à noite. Por essa razão, as minhas dietas são sempre 0 açúcares, porque assim que como o primeiro, como a caixa toda. 

Contudo, desde que comecei a RA, essa compulsão diminui bastante. Claro que às vezes me dá vontade de atacar o armário, mas controlo-me e resisto bravamente. Mas para ter um melhor domínio sobre este transtorno, temos que nos confrontar com os nossos medos. E o meu era, precisamente, o de comer doces e não conseguir parar. Por isso, resolvi pôr-me à prova.
Então, hoje de manhã decidi que o meu pequeno-almoço seria 1 chávena de cevada com 1 donut simples. Saboreei e soube-me pela vida. E, o melhor de tudo é que não fiquei sequer tentada a comer os restantes 3 que ainda ficaram na caixa. Já tinha programado comer este maravilhoso donut várias vezes, mas desta vez fui em frente. E fiquei muito feliz!

Agora deixo-vos algumas dicas para controlar/amenizar a compulsão alimentar:

1. Planejar sempre aquilo que vai comer para não exagerar nas porções;
2. Comer de 3 em 3 horas, de 5 a 6 refeições diárias. É importantíssimo para manter a fome controlada;
3. Controlar a ansiedade;
4. Escovar os dentes logo após as refeições, para não nos apetecer ingerir mais nenhum alimento;
5. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, pois são necessários cerca de 20 minutos para que o cérebro perceba a sensação de saciedade;
6. Comer carbohidratos com moderação em todas as refeições. É importante para não reduzir a serotonina (neurotransmissor), pois quando o nível desta hormona está baixo aumenta a compulsão por doces;
7. Quando sentir vontade de comer fora das refeições, faça algo que desvie a sua atenção da comida. Pensar demasiado na comida propicia a compulsão;
8. Nunca vá dormir com fome, para não correr o risco de atacar a comida durante a noite;
9. Caso lhe apeteça mesmo comer um determinado alimento, faça-o sempre primeiro; ou seja, ingira sempre outro alimento posteriormente. Esta inversão faz com que não fique com o seu sabor na boca, evitando que ingira mais quantidades do que deveria;
10. Relaxe, pois o stress aumenta o cortisol (hormónio do stress), que estimula a produção de grelina (hormónio da fome) e, consequentemente, aumenta a vontade incontrolável de comer.

Sem comentários:

Enviar um comentário